Curso de Ginástica Rítmica

Capacitados Monitores E Juizes De Ginástica Ritmica Desportiva Para Moçambique

Naquele que foi o primeiro curso de formação de monitores de Ginástica Rítmica Desportiva organizado em Moçambique, decorreu de 17 a 20 de Outubro de 2013 nas instalações da Faculdade de Educação Física e Desporto (FEFD) na Cidade de Maputo, o CURSO INTRODUTÓRIO DE GINÁSTICA RITMICA DESPORTIVA, organizado pela Federação de Ginástica de Moçambique (FGYM) em parceria com a FEFD com financiamento da Federação Internacional de Ginástica (FIG).

A ação de formação foi orientada pela Sra. Robyn Baker especialista da Federação Sul Africana de Ginástica (SAGF) e contou com 36 participantes, entre estudantes da FEFD, monitores, professores e atletas da modalidade, oriundos de 8 províncias do país. Com a maior participação esteve a Cidade de Maputo com 26 participantes, seguindo-se as província de Maputo e Sofala com 3 e participantes respectivamente. As províncias de Gaza, Inhambane, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado estiveram representadas com 1 participantes cada delas.

Os monitores foram formados em matérias de fórum técnico, metodológico e de ajuizamento, com vista a fomentar o desenvolvimento da modalidade no país, visando a curto prazo a promoção de competições a nível escolar e federado no país e a médio prazo, à representação de Moçambique nas competições de Ginástica Rítmica ao nível da zona 6 de África.

Curso de Ginástica Rítmica

Curso de Ginástica Rítmica

De referir que a Ginástica Rítmica Desportiva é uma modalidade olímpica, praticada por mulheres através da realização de exercícios com bolas, fitas, arcos, cordas, massas com acompanhamento musical.